O B J E T O S   D E   M A T R I Z   D I G I T A L   N A   V I L A   D A S   A R T E S

Os trabalhos que compõem o projeto Objetos de Matriz Digital são um desdobramento da linha de pesquisa que Tobias Gaede vem desenvolvendo desde 2005, quando apresentou a primeira obra que se dedicava à temática, a instalação “Digital Digital”, durante a Mostra da II Semana de Humanidades da UFC, organizada pelo Projeto Balbucio.  Derivou daí uma série de trabalhos já executados e outros ainda em planejamento, além de uma pesquisa teórica-ensaística que permeou a formação acadêmica do artista.

Objetos de Matriz Digital são uma solução encontrada para fazer com que a técnica utilizada em outros trabalhos (a geração de imagens figurativas a partir das impressões digitais de Tobias) saísse da planificação da pintura e expandisse seu caráter espacial  à condição de objeto volumétrico, ou à simulação disso. Assim, as peças que formam o projeto se constituem de representações de objetos da vida cotidiana por meio da sobreposição de camadas de pinturas planas, como se tais objetos fossem fatiados horizontalmente. Assim se busca a simulação do volume físico de tais corpos.

De maneira geral, os trabalhos do gênero desenvolvidos pelo artista buscam discutir o caráter tecnológico da imagem contemporânea por meio da contraposição a essa forma orgânica de produção de vestígios físicos do corpo humano, sem, no entanto, estabelecer relações de valor entre ambos os modos de geração de imagem, mas tratar da absoluta conexão que existe entre eles.

A partir do dia 19 de Julho, as instalações desenvolvidas no projeto incentivado pela Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza estarão no edifício da Vila das Artes, pretendendo alcançar a sua integração ao espaço institucional da escola, ocupando locais que poderiam ser eventualmente ocupados pelos objetos reais que as obras representam. Assim, esta não se trata de uma exposição de arte que precise de um espaço neutro para ser instalada, mas uma tentativa de naturalizar a presença de suas obras num espaço que as acolha e as doe a carga de ordinariedade que almejam ter.

 

Este trabalho conta com o apoio da Secretaria de Cultura de Fortaleza - SECULTFOR

por meio do Prêmio Leonilson de Artes Visuais

Objetos de Matriz Digital